1901 a 1910

1902

Morre Joaquim Eugênio de Lima.

1903

A diretoria do Instituto Pasteur, fundado neste mesmo ano, adquire prédio na avenida Paulista. Executa-se a primeira pavimentação com macadame, entre o Caminho de Santo Amaro (atual Avenida Brigadeiro Luís Antônio) e Consolação. Instalação do colégio Gymnasio Anglo-Brazilian School, no local do atual Colégio São Luís. Na esquina da Rua Augusta constrói-se a primeira residência inteiramente art-nouveau de São Paulo, projeto do arquiteto francês Victor Dubugras para Horácio Sabino.

1904

Iniciada a construção do primeiro edifício da Maternidade São Paulo.

1905

Inauguração da Pinacoteca do Estado em novembro. Construção da residência de Joaquim Franco de Mello no nº 1.919, única remanescente dessa primeira fase da avenida.

1906

Inauguração do Sanatório Santa Catarina, o mais antigo hospital particular da cidade de São Paulo, que teve como primeiro diretor clínico o austríaco Walter Seng.

1908

O prefeito Conselheiro Antonio Prado realiza a primeira transformação no arruamento, alargando os passeios.

1909

José Nunes Belfort Matos monta em sua residência um observatório meteorológico – Observatório da Avenida. A Avenida Paulista é a primeira via pública asfaltada de São Paulo, com material importado da Alemanha.

1910

O prefeito Barão de Duprat determina a construção, em área demarcada, do Parque da Avenida, do Belvedere Trianon, cujo projeto foi confiado a Ramos de Azevedo.

Vale do Saracura, onde atualmente passa a Avenida 9 de Julho. Foto de Vincenzo Pastore. 1910.