Rua São Bento

A rua São Bento começa na rua José Bonifácio, terminando na rua Boa Vista.



Rua São Bento, esquina com a Rua Boa Vista - vista do Lardo São Bento. 1895.
À direita, ao fundo, futuro Hotel Rebecchino. À esquerda, ao fundo, o Grande Hotel Paulista.
À extrema esquerda, vê-se parte da sede do Hotel d’Oeste, antes de pegar fogo em 1900.

1905

Faz esquinas com:
  • Praça do Patriarca
  • Rua Direita
  • Rua da Quitanda
  • Largo do Café
  • Rua Miguel Couto
  • Praça Antonio Prado
  • Avenida São João


Já foi denominada de "Rua de Martim Afonso Tibiriçá" e "Rua de São Bento". O nome "São Bento" é referência à ermida que então havia sido levantada num dos seus extremos que se abria em um largo (atual Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de São Bento). 

Segundo depoimento de Frei Mateus de Ascensão, naquele tempo o local era mencionado como a "rua que vai para São Bento". E isso perdurou por três séculos e meio. Todo mundo dizia - "a rua que vai para São Bento".

E por que São Bento? Foi a 15 de abril de 1600. E nessa época, o referido Frei Mateus de Ascensão, que era o prior da Casa de São Bento, uma entidade religiosa que acabava de ser fundada na Vila de São Paulo, requereu aos oficiais da câmara, a "concessão de um pedaço de chão", onde pudesse construir um mosteiro para acomodar os frades da Ordem.

A concessão era uma coisa natural, considerando que os frades iriam trazer movimento espiritual intenso e progresso material para a localidade. Tudo ali era barro e lama, descambando aquele fim de rua num barranco que se despenhava no Vale do Anhangabaú. Não era difícil, pois, à Edilidade atender ao pedido de Frei Mateus da Ascensão, o primeiro pior da Ordem Beneditina.

E acontece que o pedido do velho frade se apoiava naturalmente no fato de ali já haver sido construída a ermida. A intenção da Ordem era aproveitar aquela oportunidade e em tornoda capelinha desenvolver os seus propósitos de expansão.

Em conjunto com as ruas Direita e 15 de Novembro, a Rua São Bento formou o célebre "Triângulo" paulistano, centro da vida comercial, intelectual e elegante da São Paulo de finais do século XIX e início do século XX.



Estabelecimentos históricos e conhecidos dos paulistanos, abrigados na rua em diversas épocas: Leiteria Campo Belo, Casa Fortes, Casa Fretin (esquina com Rua da Quitanda), Casa Genin, Botica Ao Veado d'Ouro, Joalheria Adamo, Casa Paiva, Electrolandia, Casas Pernambucanas, Au Bon Marché, A Triumphal, Casa Sotero, Lapidação de Diamantes Antuérpia, Loja do Japão, Loja da China, Cine São Bento.

1862

O Grande Hotel, na Rua São Bento esquina do Beco da Lapa (atual Rua Miguel Couto), inaugurado em 1878, era considerado o melhor hotel do Brasil, ocupando todo um quarteirão: Beco da Lapa, Rua São Bento até a Rua São José (atual rua Líbero Badaró). Edifício de três andares projetado por Von Puttkamer, recebeu hóspedes famosos como o príncipe Henrique da Prússia (1885) e a artista Sarah Bernhardt (1886), sendo demolido em 1964, dando lugar a edifício comercial.


1911
1916




Rua São Bento, no cruzamento com a Rua da Quitanda, em 1929. Cartão postal colorizado.


Comemoração do fim da segunda guerra mundial
Havia ainda o Cursinho do Professor Castelões, preparatório aos vestibulandos das Faculdades de Direito.




2008

CINE SÃO BENTO

Os cinemas de rua eram bastante comuns na primeira metade do século 20. Uma via que tinha seu cinema era a rua São Bento.

Crédito: Fundação Bunge

Pertencente a empresa Bunge, o Cine São Bento foi uma importante sala de exibição da região central da cidade de São Paulo. Foi inaugurado na noite de 10 de setembro de 1927 com a exibição de um grande sucesso do cinema mudo da época, o filme “Tristeza de Satanás (ou Sorrow of Satan no nome original em inglês)“, da Paramount.

Nota de inauguração do cinema no Correio Paulistano e cartaz americano do filme

A escolha do filme não foi por acaso, uma vez que o Cine São Bento era o exibidor oficial na capital paulista dos filmes da Paramount. Isso só seria mudado dois anos mais tarde, quando o Cine Paramount (atual Teatro Renault) foi inaugurado na avenida Brigadeiro Luis Antônio.

O cinema pertenceu a Bunge até 1928, quando o São Bento foi vendido pela empresa pelo valor de 1850 contos de réis. 

Crédito: Fundação Bunge

Após sua venda em 1928, o Cine São Bento fechou temporariamente em 1930, devido a crise do mercado exibidor, reabrindo reformado logo depois. Desde então, exibia filmes do distribuidor Isaac Bernstein. No final de sua trajetória, passou a pertencer ao circuito de cinemas Serrador. Suas atividades foram encerradas em 1950.

O imóvel do Cine São Bento atualmente:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Quem transita hoje em dia pelo movimentado calçadão da rua São Bento e observa as lojas instaladas no imóvel da foto acima, sequer imagina que ali abrigou um importante cinema paulistano. De fato, é difícil mesmo crer que o imóvel que abriga três estabelecimentos comerciais foi no passado sala de exibição paulistana.

Do passado, resta apenas a parte superior da elegante fachada do cinema, que é tombada. Por muitos anos, antes da Lei Cidade Limpa, esta fachada ficou escondida.