José Wasth Rodrigues

José Wasth Rodrigues nasceu em São Paulo em 19 de março de 1891 e morreu no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1957. Era pintor, desenhista, ilustrador, ceramista, professor e historiador brasileiro.

José Wasth Rodrigues - Antiga Rua do Rosário, hoje 15 de Novembro (1860),
sem data (N.E.: na tela consta o ano 1918), óleo 43,2x35,5 cm

José Wasth Rodrigues - Rua do Rosário (1858), 1919, óleo 61,5x41,5 cm

José Wasth Rodrigues - Rua do Rosário (1858), 1920, óleo 161x110 cm

José Wasth Rodrigues -  Rua do Rosário. Parte compreendida entra a Rua da Quitanda
e a antiga Igreja do Rosário (1858), 1920, óleo 120x90 cm
José Wasth Rodrigues -   Largo do Rosário (1880), 1920, óleo 100x65 cm

Em São Paulo, Wasth Rodrigues estuda pintura com Oscar Pereira da Silva, entre 1908 e 1909. No ano seguinte, consegue uma bolsa de estudos do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, partindo para Paris. Na capital francesa, matricula-se na Académie Julian, onde estuda com Jean-Paul Laurens. Na École National des Beaux-Arts, freqüenta as aulas de Lucien Simon e Nandi.

José Wasth Rodrigues -  Rua São Bento (1858), 1918 (N.E.: na tela consta o ano 1917), aquarela 40x52 cm

Retorna a São Paulo em 1914, participando ativamente da vida artística da cidade. Em 1916, em conjunto com George Fischer Elpons e William Zadig, inaugura um curso de pintura e desenho. No ano seguinte, executa, com auxílio do poeta Guilherme de Almeida, o brasão da cidade de São Paulo.

José Wasth Rodrigues -  Igreja da Misericórdia (demolida em fins do século XIX),
sem data (N.E.: na tela consta o ano 1922), óleo 92x73 cm

Por volta de 1918, dedica-se a estudar história colonial, tornando-se um dos pioneiros no registros das atividades artísticas do período. Excelente desenhista, ficou famoso por seus trabalhos em bico-de-pena, nos quais abordou a paisagem urbana e, em detalhes, a arquitetura e o mobiliário coloniais brasileiros.

José Wasth Rodrigues -  Igreja e Largo de Santa Ifigênia (1864), 1918
(N.E.: na tela consta a data 1917), aquarela 49x39 cm

É o responsável por reintroduzir a tradição de pintura em azulejos nos obras de arte públicas de São Paulo. Executou painéis decorativos para os quatro monumentos que ornamentam a Calçada do Lorena e a estrada velha de Santos. Na capital paulista, criou a decoração em azulejos da Ladeira da Memória. Como pintor, destacou-se por seus trabalhos históricos, minuciosos na reconstituição dos fatos e detalhes dos acontecimentos retratados.

José Wasth Rodrigues -  Pátio e Igreja de São Francisco (1862), sem data
(N.E.: na tela, junto à assinatura, consta a data: 1917), aquarela 39x29 cm
Em 1932, passa a integrar a Sociedade Pró-Arte Moderna. Ilustrou num estilo bastante correto diversos livros (Urupês, de Monteiro Lobato; Uniformes do Exército Brasileiro, de Gustavo Barroso; Brasões e Bandeiras do Brasil, de Clóvis Ribeiro; Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado, etc.). Entre 1935 e 1936, concebe o projeto de restauração dos bancos e gradis da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto.

José Wasth Rodrigues -   Pátio da Sé (1862), 1918, óleo 30,5x36,5 cm
José Wasth Rodrigues - Pátio da Sé e Igreja de São Pedro (1858), 1919, óleo 81x54 cm
José Wasth Rodrigues - Rua Direita e Igreja de São Pedro no Pátio da Sé (1858), 1922, óleo 86x65 cm

Publicou diversos estudos (Documentário Arquitetônico Relativo à Antiga Construção Civil no Brasil, 1945; Mobiliário do Brasil Antigo e Evolução de Cadeiras Luso-Brasilieras, 1948) e executou diversas obras heráldicas para o governo. Também atuou como cenógrafo e figurinista, assinando peças e cenários de espetáculos de Alfredo Mesquita, como Noite de São Paulo, de 1936, e Casa Assombrada, de 1938.

José Wasth Rodrigues - Várzea do Carmo e Rio Tamanduateí (1858), 1922, óleo 100,5x73 cm
José Wasth Rodrigues - Pátio do Colégio (1858), 1918, óleo 100x66 cm
José Wasth Rodrigues -  Rua Direita (1860), sem data (N.E.: na tela consta o ano 1917), aquarela 30x25 cm
José Wasth Rodrigues - Primitivo Paço Municipal da Villa de São Paulo de Piratininga em 1628.
É o mais antigo documento iconográfico conhecido de São Paulo.