A origem do bairro Tucuruvi vem do tupi-guarani e siginifica: gafanhoto verde. Diz a lenda que na região localizavam-se diversas fazendas que tinham como atividade serem bases para pastos de criação de gado e que, nesses locais, os gafanhotos verdes eram abundantes.
O primeiro núcleo de povoamento da região do Tucuruvi é datado de 24 de outubro de 1903 e tem por seu fundador o inglês Willian Harding. Na ocasião, ele adquiriu uma fazenda chamada Itaguaravi, atual região da Parada Inglesa.
Anos após a compra da região, em 1912, ele fundou a Villa Harding, onde construiu uma casa de grandes proporções. Essa residência ficou conhecida como Palacete Anglo-Parque.
Tal edifício ficava no topo de uma colina, na antiga Avenida Pires do Rio, e, graças à sua posição privilegiada, proporcionava uma grande vista aos visitantes da capital.
Rua Claudino Inácio Joaquim, no Tucuruvi, em 1958. |
Tal palacete, infelizmente, seria demolido no final da década de 70 e, no ano de 1985, foi construída uma praça em seu lugar que era chamada de Praça Arquiteto Flávio Império. Contudo, esse empreendimento também teve vida curta e um prédio foi construído na localidade. A construção, hoje, é a sede da subprefeitura Santana/Tucuruvi.
O TREM DA CANTAREIRA
Uma das mais famosas histórias da região é o Tramway da Cantareira. Essa linha de trem foi construída para o transporte de materiais que serviriam para a canalização de rios e mananciais para um reservatório de água da cidade de São Paulo.
No dia 29 de dezembro de 1908, o Governo autorizou a construção de um ramal que partia da Estação Areal, sentido à direita do ramal Cantareira, até o local chamado Guapira – que após 1930 passou a ser denominado Jaçanã.
O trecho entre as duas estações Areal e Guapira, inicialmente, era direto de uma estação à outra. Em 1913, foi aberta a primeira estação intermediária – batizada de Tucuruvi – e outras paradas passaram a ser abertas em toda extensão do ramal até atingirem Guarulhos, com a inauguração da Estação de mesmo nome em fevereiro de 1915.
O Tramway da Cantareira possuía 35 quilômetros de extensão, tendo seu ponto inicial na Estação Tamanduateí. Após um quilômetro de seu início, existiam dois ramais: um à esquerda, com término na Estação Cantareira, e outro à direita, com destino a Guarulhos.
Estação de Trem Tucuruvi nos anos de 1950 |
No ano de 1965, o “Trenzinho da Cantareira” apitou pela última vez, pois o trajeto da estrada de ferro foi extinto e o transporte de passageiros substituído por ônibus. O Tucuruvi manteve aspectos rurais durante muito tempo. hoje, o Tucuruvi é um dos bairros mais importantes da zona Norte e abriga a última estação da linha Norte/Sul do Metrô.